As inscrições do primeiro programa de aceleração de startups voltadas para o turismo seguem abertas. Os interessados em participar da seletiva do EmbraturLAB, laboratório de inovação para o turismo da Embratur, devem realizar o cadastro até 5 de junho neste link.
O programa terá duração de 3 meses e vai apoiar o desenvolvimento de até oito startups que apresentem soluções inovadoras para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil. As melhores ideias passarão por uma etapa de teste prático, no Rio de Janeiro, e as que obtiverem mais respostas positivas serão promovidas pela Embratur para serem utilizadas em outras cidades do país.
As soluções oferecidas pelas startups devem englobar desafios relacionados à infraestrutura, mobilidade, meios de pagamento, qualidade e a disponibilidade de acomodações, sustentabilidade e gastronomia, entre outras temáticas. As startups selecionadas terão acesso a treinamentos e mentorias com apoio de profissionais tecnicamente qualificados do setor, além de acesso à financiamento a fundo perdido.
A ideia é organizar um Big Data para que as empresas do setor de turismo identifiquem tendências e comportamentos dos consumidores e personalizem suas ofertas de acordo com a demanda do público. Serão priorizadas as soluções de tecnologias verdes, que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo, incluindo o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em hotéis e a promoção de práticas de turismo responsável, por exemplo”, explicou
A iniciativa foi lançada no início deste mês durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
Cronograma:
5 de junho – Encerramento das inscrições
20 de junho – Escolha das 15 semifinalistas
14 de julho – Pitch day e comunicação das vencedoras
24 de julho a 1º de novembro – Aceleração
Leia também: Embratur participa de feira de turismo de negócios na Alemanha