Neste domingo (21), o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes comentou uma matéria publicada pelo G1 na semana passada, sobre os preços das passagens aéreas. Segundo ele publicou em sua conta no Instagram, este é o resultado da falta de coordenação entre os aeroportos do Rio de Janeiro.
“Passagens mais caras e menos pessoas usando avião”, escreveu ele. E continuou. “
A crise do Galeão afeta a todos e torna usar avião menos acessível. Até para quem prefere usar o Santos Dumont. Enquanto não resolver o problema, continuaremos assim: preços muito altos e muita gente fazendo o trajeto de ônibus. Mesmo para a ponte-aérea que é a vocação do Santos Dumont”.
Proposta de Eduardo Paes é aproveitar a vocação de cada aeroporto
Eduardo Paes também apresentou uma proposta para coordenador o uso dos aeroportos, aproveitando a vocação de cada um: com o Galeão focado em voos longos e conexões, com mais voos internacionais e o Santos Dumont focado em ponte-aérea Rio-São Paulo e Rio-Brasília. Segundo a reportagem do G1, por conta dos altos preços, os cariocas estão voltando a utilizar o transporte rodoviário no trajeto entre as duas cidades. Um levantamento do site aponta que os voos entre Congonhas (SP) e Santos Dumont (Rio), assim como no trecho contrário, tiveram queda de 27% no movimento em 2022, em relação ao período pré-pandemia (2019). Já os ônibus intermunicipais que interligam as duas capitais registraram 27% mais passageiros no mesmo período.
Leia também: Galeão: Changi pede mais tempo e Governo adia reunião sobre o terminal