As principais companhias aéreas americanas estão percebendo uma mudança no comportamento dos viajantes, no período pós-pandemia. Agora, o número de viajantes a lazer dispostos a pagar mais por um assento mais largo, espaço extra para as pernas e uma refeição melhor na econômica premium ou na primeira classe ou na classe executiva aumentou. De olho nesse novo mercado, as companhias aéreas estão reconfigurando suas cabines para acomodar mais desses assentos confortáveis de preço mais alto, e usar aviões maiores com mais assentos premium nas rotas existentes.
As mudanças são significativas: as principais companhias aéreas dos EUA estão expandindo os assentos premium em 25% a 75% em partes de suas frotas.
Companhias aéreas americanas anunciam as mudanças
A United, por exemplo, aumentou a capacidade de assentos premium domésticos — que inclui Economy Plus e primeira classe — em 25% no geral em comparação com o início de 2019. Na América do Norte, haverá mais de 53 assentos premium por voo até 2026, cerca de 75% a mais do que em 2019. Em alguns aviões que voam internacionalmente, a United expandiu o número de assentos da classe executiva de 30 para 46, removendo alguns dos assentos econômicos.
A American Airlines também tem planos de aumentar os assentos nas classes econômica e executiva premium , adicionando 45% a mais em voos de longa distância até 2026. Os jatos Boeing 777-300ER, 787-9 e Airbus A321XLR da operadora oferecerão mais assentos na classe econômica e executiva. Essas aeronaves são normalmente utilizadas em rotas internacionais e transcontinentais de longa distância, segundo a empresa, mas o cronograma ainda não foi definido para as rotas da malha de 2024, quando as mudanças começarão a aparecer.
A Delta oferecerá 15.000 assentos de classe econômica ou executiva a mais por dia em comparação com antes da pandemia, de acordo com a empresa. Nos aviões 767-400 da Delta, 20 assentos da classe econômica e seis da classe executiva foram retirados para dar lugar a uma cabine econômica premium de 20 assentos. Em alguns modelos A330, 16 assentos econômicos premium foram removidos para instalar 21 assentos na classe executiva.
Preços ainda salgados
Alguns dos assentos mais confortáveis estão ficando ainda mais luxuosos. As “cabines” Delta One, disponíveis em alguns voos internacionais, oferecem portas de altura total, cama reclinável e outras comodidades.
As cabines premium podem estar crescendo, mas se você quiser relaxar e aproveitar um desses novos assentos, ainda vai custar caro: no início de maio, uma amostra de ida e volta de Nova York a Los Angeles nas três principais companhias aéreas para a primeira semana de junho começou em cerca de US $ 300 para econômica, US $ 900 para econômica premium e US $ 1.200 para negócios.
Com informações do The New York Times
Leia também: United Airlines vai oferecer cabine Premium Plus nos voos entre Brasil e EUA