Mirante do Caeté

A Barra da Tijuca é conhecida por suas praias paradisíacas e atmosfera vibrante. No entanto, essa região não é apenas um refúgio de sol e mar. Para os aventureiros de plantão, a Barra da Tijuca oferece uma variedade de trilhas emocionantes, onde é possível explorar a natureza, desfrutar de belas vistas e se desconectar do agito da cidade. A Guest Relations do hotel Laghetto Stilo Barra Rio de Janeiro, Kivya Valladão, dá dicas das melhores trilhas disponíveis na região, e que ficam a apenas alguns minutos do hotel.

1. Trilha do Mirante do Caeté:

A Trilha do Mirante do Caeté é uma ótima opção para os aventureiros que desejam desbravar a natureza da Barra da Tijuca. Com cerca de 2 km de extensão, essa trilha leva até o Mirante do Caeté. “A localização oferece uma vista espetacular da Lagoa de Marapendi e da orla da Barra”, pontua Kivya. Prepare-se para se maravilhar com o pôr do sol deslumbrante e a paisagem deslumbrante.

Publicidade

Localização: Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro, RJ;
Dificuldade: Passeio;
Altitude: 130 metros;
Tempo: Aproximadamente 30 minutos;
Atrativos: Vista.

2. Pedra do Telégrafo:

Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo é uma trilha icônica e bastante popular na região. Com aproximadamente 3,5 km de extensão, essa trilha proporciona uma experiência única. No topo, os aventureiros são recompensados com uma vista deslumbrante da Praia da Barra, além da famosa foto em que parece que estão pendurados no penhasco. “É uma experiência emocionante para os mais corajosos”, afirma ela

Localização: Estrada de Barra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, RJ;
Dificuldade: Leve;
Tempo: Aproximadamente 1 hora (ida);
Altitude: 354 metros;
Extensão (ida): 1.880 metros
Atrativos: Mirantes.

3. Trilha da Pedra do Pontal:

Pedra do Pontal

A Trilha da Pedra do Pontal é uma opção para aqueles que desejam se conectar com a natureza enquanto apreciam a vista panorâmica da Barra da Tijuca e da Praia do Recreio. Com cerca de 5 km de extensão, essa trilha leva ao topo da Pedra do Pontal, proporcionando uma visão privilegiada da costa, da restinga e das montanhas circundantes. “É um local perfeito para contemplar o pôr do sol e sentir-se em paz com a natureza.”, segundo a Guest Relations.

Localização: Posto 12, Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro;
Dificuldade: Leve, mas para chegar ao topo requer cuidados;
Tempo: 30 minutos;
Altitude: 125 metros de altura;
Atrativos: Vista encantadora.

4. Parque Chico Mendes:

Trilha do Parque Chico Mendes

O Parque Chico Mendes é uma área de preservação ambiental que abriga diversas trilhas. Uma das trilhas mais populares é a Trilha da Lagoinha. Com cerca de 3 km de extensão, a trilha oferece uma caminhada agradável através da Mata Atlântica preservada, levando os visitantes a uma linda lagoa cercada por vegetação exuberante. “O cenário tranquilo e sereno da Lagoinha é perfeito para relaxar e desfrutar da natureza”, disse Kivya. A lagoinha proporciona uma pausa revigorante da agitação urbana.

Localização: Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba, RJ;
Dificuldade: Baixo;
Tempo: 30 minutos de caminhada;
Altitude: 308 metros;
Extensão (ida): Cinco quilômetros de trilhas;
Atrativos: Paisagem.

5. Pico da Pedra Branca:

Pico da Pedra Branca

Para os aventureiros mais experientes, o Pico da Pedra Branca é uma opção desafiadora. Com aproximadamente 6 km de extensão, essa trilha leva os aventureiros ao ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 1.025 metros de altitude. Durante a jornada, os caminhantes irão se deparar com uma exuberante floresta tropical, riachos e uma rica fauna e flora. “É uma trilha difícil, mas no topo, a recompensa é uma das vistas panorâmicas mais incríveis da cidade”, conta.

Localização: Estrada do Pau da Fome, Taquara, RJ;
Dificuldade: Nível moderado;
Tempo: Duração média de 4h para chegar ao cume;
Altitude: 1.025 metros;
Extensão (ida): 7,3 km;
Atrativos: Desafio, mata densa no topo, não é conhecido pela vista.