Campos do Jordão foi o grande destaque no Prêmio Pasaporte Abierto 2024, criado pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT). A premiação ocorreu no último dia 6 de setembro no Hotel Guadalajara de Buga, na Colômbia. O objetivo é reconhecer a excelência no jornalismo turístico. Na ocasião, a cidade da Serra da Mantiqueira recebeu o Grande Prêmio Pasaporte Abierto, sendo eleita pelo público presente como o destino turístico de maior destaque. O reconhecimento ressalta a importância de Campos do Jordão, conhecida por sua arquitetura de inspiração europeia, clima ameno e vasta oferta turística, consolidando-a como um dos principais destinos de inverno no Brasil e uma referência internacional no setor. Assim como Campos do Jordão, a cidade de Alter do Chão, no Pará, também foi homenageada.
A premiação é fruto do 13º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, realizado em março de 2024 no Hotel Boutique Quebra-Noz, em Campos do Jordão. O evento reuniu 40 jornalistas de toda a América Latina, que participaram de uma famtour organizada pela Associação Cozinha da Mantiqueira. Durante a visita, os profissionais puderam explorar as belezas naturais da cidade e seus atrativos de lazer e gastronomia, em uma imersão pelos principais pontos turísticos da região. O evento contou com apoio do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e da Secretaria Municipal de Turismo.
Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão (COMTUR), destacou a importância da premiação e seu impacto para a cidade: “Esse prêmio é um marco importante para Campos do Jordão, pois reforça nosso posicionamento como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A visibilidade internacional que a cidade ganhou com essa premiação nos coloca em destaque no cenário global, fortalecendo nosso turismo e abrindo novas oportunidades para o futuro. É um reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos no setor e da capacidade da cidade de encantar visitantes do mundo inteiro”.
Carmen Cândido, representante da Associação Cozinha da Mantiqueira, também destacou o impacto que essa conquista traz para o desenvolvimento sustentável e estratégico da cidade como destino turístico de destaque. “Esse prêmio reforça o potencial de Campos do Jordão e encoraja empresários e o poder público a se unirem para promover o destino com uma visão estratégica de futuro. É essencial avançar com a modernidade sem perder a essência da Mantiqueira, valorizando os insumos e produtores locais. O crescimento sustentável deve caminhar junto com essa valorização, trazendo benefícios para a economia e a qualidade de vida da população”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Campos do Jordão terá 1º hotel de luxo da marca Registry Collection, da Wyndham