Cajamar - Foto: Isnar de Almeida/Divulgação

O município de Cajamar (SP) recebeu no último dia 29 de maio o certificado de registro oficial do Turismo Brasileiro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Publicidade

Para o secretário de Turismo de Cajamar, Rodrigo Nascimento, os certificados chegaram para impulsionar ainda mais as ações e projetos desenvolvidos para o setor: “Entrar nesse rol de cidades com vocação turística nos enche de motivação. O governo Danilo Joan está comprometido em colocar Cajamar na rota turística e trazer investimentos diretos e indiretos para nossa cidade”, afirma.

E também celebrou o trabalhou feito em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo: “É importante destacar que as estratégias discutidas através do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), são de extrema importância na construção do turismo em nosso município”.

Conheça alguns dos pontos turísticos de Cajamar:

Mirante da Placa

Morro da Placa – Foto: Divulgação

Ponto mais alto do município, o Mirante da Placa tem 1083 metros de altitude com vista para a Serra do Japi e municípios ao redor. O terreno onde a placa encontra-se foi de uma companhia telefônica, e hoje a enorme placa instalada no topo do morro serve de referência aos aviões que sobrevoam a Serra do Japi. O percurso tem aproximadamente 12 quilômetros por caminhos de Mata Atlântica e grande contato com a natureza. É considerada uma trilha de dificuldade média e também pode ser percorrida por veículos 4×4, motocicletas de motocross e bicicleta.

Serra dos Cristais

Elevação destacada a oeste de Cajamar, a Serra dos Cristais tem esse nome devido à quantidade de quartzito em suas encostas. A trilha, de nível moderado, passa pela Mata Atlântica e chega à cachoeira do Vau Novo. Possui uma vista panorâmica dos picos ao norte de Santana do Parnaíba. Há a possibilidade de percorrer trilhas mais longas, como a de 16km, que segue até o Mirante da Placa.

Cachoeira do Vau Novo

Cachoeira do Vau Novo – Foto: Divulgação

Localizada na divisa de Cajamar com Santana do Parnaíba, a Cachoeira do Vau Novo é de fácil acesso e tem um ponto de ônibus bem próximo. Possui águas limpas que descem das montanhas próximas à pedreira da Votorantim. Acima da cachoeira, duas represas servem como pesqueiro aos moradores do bairro e visitantes.

Fornos de Cajamar

Fornos de Cajamar – Foto: Divulgação

Os Fornos de Cajamar eram parte de uma fábrica de cal construída no início do século passado, na pré-industrialização do estado de São Paulo, e funcionaram até a década de 70. Suas três grandes torres de tijolos, também chamadas de caieiras, queimavam a cal que era transportada pelos vagões da Estrada de Ferro Perus-Pirapora, e a produção do minério era escoada ao resto do estado pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Capão da Onça

Capão da Onça – Foto: Divulgação

Parque ecológico localizado no bairro rural do Ponunduva, foi originado a partir de uma clareira que antigamente costumava ser frequentada por animais que vinham beber água. O Capão da Onça é hoje um ponto de encontro de romeiros que, desde o início do século passado, rumam em direção de Bom Jesus de Pirapora. Os antigos moradores locais contam histórias de ataques de onças aos rebanhos de gado e de caprinos.

Linha Férrea

A antiga via férrea da cidade é uma interessante opção de passeio. Pode-se conhecer histórias sobre a Companhia Brasileira de Cimento Perus Portland e a importância da Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Há uma trilha que chega ao pátio onde ficam os trens históricos. Há também a possibilidade de se fazer um passeio de trem por 2,5 km pela mais antiga locomotiva a diesel em operação no país.

Leia também: Cajamar concorre em três categorias do Prêmio Top Destinos Turísticos 2023