Hangar da Azul em Viracopos, local que serve de cenário para ação da PF - Foto: Divulgação/Azul

Neste dia 14 de julho, Campinas (SP) celebra seus 249 anos. A cidade foi o local escolhido pela Azul para se tornar o seu principal hub e iniciar sua história em 2008, quando realizou o voo inaugural de Campinas para Salvador, na Bahia, em uma aeronave Embraer E-195. De lá para cá, tanto o município como a empresa tiveram um alto crescimento. Hoje, são cerca de 180 voos diários do Aeroporto de Viracopos para 62 destinos, sendo quatro deles internacionais, como Paris, Lisboa, Fort Lauderdale e Orlando. A partir da conexão com outros hubs e aeroportos também é possível ir para outros mais de 90 destinos. 

 Atualmente, o Aeroporto de Viracopos é o principal terminal aéreo de conectividade da companhia e recebe, em média, cerca de 6 mil Clientes locais por dia e 10 mil em conexões. “Campinas é muito importante para nós, é onde temos nossa maior operação e o aeroporto com mais destinos domésticos, por isso, temos essa preocupação com o desenvolvimento social e econômico da região, proporcionando geração de renda, oportunidades e inclusão.” explica Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul. 

Publicidade

Campinas tem o maior hangar da AL

Além da operação no Aeroporto, a companhia tem em Campinas o maior hangar da América Latina, com 35 mil m2, onde possui três linhas de manutenção pesada (heavy maintenance), uma linha para modificações e duas linhas de paradas especiais (minor checks), um pátio de manobras, áreas de abastecimento e lavagem de aeronaves, além de 13 oficinas, entre elas a de motores, baterias, oxigênio e equipamento de emergência. No hangar, já foram realizados 79 heavy checks, que são manutenções pesadas e com maior complexidade, além de 1.557 paradas especiais e minor checks. 

Ao todo são mais de 5 mil Tripulantes que atuam na cidade entre aeroporto, hangar e também na UniAzul, a universidade corporativa da companhia que é referência no setor aéreo, que oferece mais de 400 cursos para os mais de 14 mil Tripulantes em todo o país. Apenas no mês passado, mais de 2,7 mil Tripulantes realizaram treinamentos ou cursos. O local, inclusive, possui cinco simuladores de voos de última geração para o treinamento de pilotos em aeronaves da Embraer, ATR e Airbus. 

Desenvolvimento Social e Inclusão 

Além de contribuir com a conexão e o desenvolvimento econômico da cidade, com a geração de empregos diretos e indiretos, a companhia também abraçou a sua vocação social, contribuindo por meio dos programas como o Via Conexão, que realiza mentoria on-line com jovens e pessoas com deficiência para prepará-los para o mercado de trabalho, também dos programas de estágios e estágios técnicos, além da Oficina de Oportunidades, uma parceria com a Escola de aviação Edapa e a Prefeitura Municipal de Campinas que, em 2022, selecionou 12 bolsistas. Os jovens em situação de vulnerabilidade participam do curso de mecânica e manutenção de aeronaves. 

A Azul foi uma das primeiras empresas da região a receber o Selo Empresa Amiga da Mulher, em homenagem que acorreu na sede da Prefeitura de Campinas, durante cerimônia de sanção da Lei Municipal que instituiu o selo, como uma forma de incentivo e reconhecimento às empresas que se comprometem com a proteção e promoção dos diretos das mulheres em situação de violência de gênero. 

Leia também: Azul anuncia voos extras para Curaçao nos feriados de Outubro e Novembro