No ano passado, foi registrado pelo menos um incidente com passageiros indisciplinados a cada 568 voos em 2022. Este número consta de relatório, divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association). Os dados representam um aumento em relação a um incidente a cada 835 voos em 2021. As categorias mais comuns de incidentes em 2022 foram não conformidade, abuso verbal e intoxicação. Os incidentes de abuso físico continuam muito raros, mas tiveram um aumento alarmante de 61% em relação a 2021, ocorrendo uma vez a cada 17.200 voos.
“A tendência crescente de incidentes com passageiros indisciplinados vem preocupando a IATA. Os passageiros e a tripulação devem ter uma experiência segura e sem complicações a bordo. Para isso, os passageiros devem cumprir com as instruções fornecidas pela tripulação. Embora nossas tripulações de profissionais sejam bem treinadas para lidar com situações de passageiros indisciplinados, é inaceitável que as regras em vigor para a segurança de todos sejam desobedecidas por uma minoria de passageiros persistentes. Não há desculpa para não seguir as instruções da tripulação”, disse Conrad Clifford, vice-diretor geral da IATA.
Embora os incidentes de não conformidade inicialmente tenham diminuído após a eliminação das exigências de uso de máscara na maioria dos voos, a frequência voltou a aumentar ao longo de 2022 e terminou o ano cerca de 37% acima de 2021. Os exemplos mais comuns de não conformidade foram:
– Fumar cigarro, cigarro eletrônico, vape e dispositivos tipo puff na cabine ou nos banheiros.
– Não colocar o cinto de segurança quando solicitado.
– Exceder a franquia de bagagem de mão ou não guardar bagagem quando solicitado.
– Consumo de bebida alcoólica trazida pelo próprio passageiro.
Estratégia contra os passageiros indisciplinados
A IATA informou que uma estratégia de dois pilares está em vigor para a abordagem necessária de tolerância zero ao comportamento do passageiro indisciplinado:
1. Regulamentação: Garantir que os governos tenham a autoridade legal necessária para processar passageiros indisciplinados, independentemente de seu estado de origem, e tomar uma série de medidas de fiscalização que reflitam a gravidade do incidente. Tais poderes são conferidos no Protocolo de Montreal 2014 (MP14), e a IATA pede que todos os estados adotem o Protocolo o mais rápido possível. Até o momento, cerca de 45 nações que compreendem 33% do tráfego internacional de passageiros ratificaram o MP14.
2. Orientação para prevenir e reduzir incidentes: Prevenir incidentes por meio da colaboração com parceiros do setor em terra (como aeroportos, bares e restaurantes e lojas duty-free), incluindo, por exemplo, campanhas de conscientização sobre as consequências do comportamento indisciplinado. Além disso, compartilhar as melhores práticas, incluindo treinamento, para que a tripulação diminua os incidentes quando eles ocorrerem. Um novo documento com orientações foi publicado no início de 2022, reunindo as melhores práticas para as companhias aéreas e fornecendo soluções práticas aos governos sobre conscientização pública, multas instantâneas e correção de erros de jurisdição.
“Ninguém quer impedir que as pessoas se divirtam quando saem de férias, mas todos temos a responsabilidade de nos comportar com respeito pelos outros passageiros e pela tripulação. Pelo bem da maioria, não pedimos desculpas por tentar reprimir o mau comportamento de um pequeno número de viajantes que podem tornar um voo muito desconfortável para as outras pessoas”, finalizou Clifford.