Chimpanzés com seus cobertores, para espantar o frio - Foto: Divulgação

O inverno na última quarta-feira, 20. Mas a estação mais fria também já aportou no Bioparque Zoo Pomerode, o Zoológico de Santa Catarina. Para aguentar as baixas temperaturas, o local distribuiu cobertores aos chimpanzés, camas de feno para o tamanduá-bandeira e pinhão e coco para as araras. Poderia ser cena de desenho animado, mas faz parte do cotidiano do Bioparque Zoo Pomerode. As ações para manter os animais aquecidos, passaram a ser realizadas com a chegada das baixas temperaturas, para garantir o conforto térmico dos animais durante o Inverno.

A bióloga do Bioparque Zoo Pomerode, Priscila Weber Maciel, explica que até para os répteis realizam ações em busca do conforto térmico nessa época do ano e, por isso, instalam no habitat tocas artificiais aquecidas. “Os répteis demandam cuidados especiais também, pois dependem muito da temperatura do ambiente para a regular a do corpo, e assim podem escolher onde preferem ficar”, afirma.

Além da adaptação no habitat e da parte interna do recinto estar aquecida, para os chimpanzés também são oferecidos os cobertores. “Eles receberam os cobertores para se manterem quentinhos nos dias frios”, comenta a bióloga do Zoológico.

Alimentação de Inverno

As araras ganham alimentação especial no inverno – Foto: Divulgação

A dieta dos animais também ganha um acréscimo nessa época do ano. As aves e os primatas, por exemplo, passam a receber pinhão, castanhas, milho e coco, além dos seus alimentos do dia a dia. “Para manter a temperatura do corpo, muitos animais gastam mais energia. Por isso, se faz necessário realizar esse aumento energético”, conta.

A bióloga acrescenta que, além do incremento calórico, a ação estimula os animais a desenvolverem seus instintos. “No caso de um enriquecimento ambiental alimentar como o pinhão, por exemplo, faz com que ele desempenhe o mesmo comportamento do ambiente natural, tendo que abrir o pinhão para conseguir se alimentar”, acrescenta.

Além da inclusão de novos itens, é realizado o ajuste na dieta de todos os animais para suprir a necessidade de cada um nesse período.