Aeroporto de Guarujá - Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea de Santos, em Guarujá, terá o edital para as obras lançado na sexta-feira (30). A afirmação foi feita pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, durante o Summit Guarujá, evento realizado no Auditório do Grupo Tribuna, em Santos. Ele explicou que após a conclusão das obras de infraestrutura, a expectativa do Governo Federal é de que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emita um certificado em até 90 dias, o que vai permitir os primeiros voos em 2024.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, o aeroporto vai começar a operar diariamente com aviões do modelo Caravan, que têm capacidade para nove passageiros. Ele ressaltou que as primeiras viagens serão entre Guarujá-Rio de Janeiro e Guarujá-Campinas.

Publicidade

“Numa segunda fase, poderão pousar aeronaves ATR, com capacidade para 72 lugares”, explicou Sanovicz.

Ainda durante o evento, o ministro anunciou que apresentará um projeto de lei, provavelmente em agosto, que vai garantir passagens aéreas acessíveis. Segundo França, aproximadamente 21% das poltronas em voos do Brasil decolam livres, e o novo projeto buscará preenchê-las.

De acordo com o projeto, todo brasileiro terá a possibilidade de escolher assentos disponíveis no voos a partir de R$ 200, sendo limitado a quatro passagens por CPF. “Qualquer cidadão brasileiro poderá entrar num site, aplicativo e ao digitar o CPF, se ele não voou nos últimos 12 meses, ele terá um leque de opções de passagens ociosas para escolher nos meses intermediários – de março a junho e de agosto a novembro -“, revelou França.

Com informações do G1